Projeto

A pesquisa sobre o “Convênio Inter-Administrativo das Estatísticas Educacionais e Conexas” de 1931 é apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Edital Universal CNPq No. 14/2011). A coordenação do projeto está alocada na Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE / IBGE, onde o Prof. Dr. Nelson de Castro Senra é colaborador no Programa de Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais. O convênio é estudado em ambiente interdisciplinar, envolvendo pesquisadores de diversos centros de pesquisa e áreas de competência - Ciência da Informação, Educação, História, Sociologia e Geografia.

Pesquisadores

Nelson de Castro Senra , coordenador do projeto, é Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), em convênio com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia do CNPq (IBICT/CNPq). Pesquisador aposentado no IBGE. Professor colaborador do Programa de Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE). Lidera o Grupo de Pesquisa do CNPq Estudos Sociais e Históricos das Estatísticas Públicas. Sócio fundador da Associação das Américas para a história da estatística e do cálculo das probabilidades. Sócio da Associação Brasileira de Educação. Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro (IHGRJ).

Libânia Nacif Xavier é Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC / RJ). Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com ênfase na História da Educação. Coordenadora do Programa Estudos e Documentação Educação e Sociedade (PROEDES).

Margareth Aparecida Campos da Silva Pereira , Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1C, é Doutora em História pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, França. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com interesse em municipalismo. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB).

Natália de Lacerda Gil é Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde atua na área de História da Educação.

Alexandre de Paiva Rio Camargo é Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Doutorando em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP / UERJ). Pesquisa a configuração de uma tradição nacional do sistema estatístico brasileiro, se interessando pelos modos de produção e de uso das estatísticas a partir da formação do Estado e dos diferentes regimes de ação política na história do Brasil.

Sandra Maria Caldeira Machado é Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Faculdade Sumaré, em São Paulo.

Marcos Rangel de Lima é Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE / IBGE). Professor do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Pesquisadores Associados

Raquel Dezidério Souto é Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais (ENCE/IBGE) e Doutoranda em Geografia (PPGG/UFRJ). Bolsista de Doutorado Pleno do CNPq.

Caio Nogueira Hosannah Cordeiro é Mestre em Educação (CCHS/UFMS) e Doutorando em Educação (CCHS/UFMS).