Artigos no jornal "Diário de Notícias"

Voltar ao índice de documentos

PDF completo


"Associação Brasileira de Educação." | Clique aqui para ler
Nota sobre reunião aberta a todos os interessados na sede da ABE para discutir a educação profissional e como o tema seria apresentado na próxima conferência de educação.
Referência bibliográfica:
Associação Brasileira de Educação. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 09 jul 1931, Página de Educação, p.5.


"PILOTTO, Erasmo. Uma conferencia e um congresso de educação. A representação do professorado primario no plano nacional de educação." | Clique aqui para ler
O professor Erasmo Pilotto, a convite do jornal Diário de Notícias escreveu esse artigo falando sobre a forma como a educação passava a ser tratada e a importância de ver a educação sobre diferentes ângulos. Ele fala sobre a conferência e sobre a reforma na educação que deveria surgir a partir da conferência e que ela deveria ocorrer em todos os níveis: primário, secundário, profissional e normal. Conclui dizendo que o Plano Educacional Brasileiro deveria ser o próprio objeto da conferência.
Referência bibliográfica:
PILOTTO, Erasmo. Uma conferencia e um congresso de educação. A representação do professorado primario no plano nacional de educação. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 09 ago 1931, Página de Educação, p. 7.


"Padronização das estatísticas escolares. Telegrammas dos interventores ao Ministro da Educação." | Clique aqui para ler
Os interventores federais dos estados de Alagoas e Rio Grande do Sul enviaram telegramas ao Ministro da Educação em apoio ao projeto que pretendia uniformizar as estatísticas escolares em todo o território nacional. Ambos declaram ainda dar plenos poderes aos seus delegados para durante a conferência assinarem documentos que oficializem o dito projeto.
Referência bibliográfica:
Padronização das estatísticas escolares. Telegrammas dos interventores ao Ministro da Educação. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, p. 5, 10 nov 1931.


"O governo e a 4a. Conferencia de Educação. Comunicado do Ministério." | Clique aqui para ler
A notícia reproduz o telegrama circular enviado por Getúlio Vargas, Chefe do Governo Provisório, a todos os interventores federais manifestando o seu interesse pela 4ª Conferência de Educação e o apoio do governo a mesma. A data de abertura já estava estabelecida para o dia 13 de dezembro daquele ano.
Referência bibliográfica:
O governo e a 4a. Conferencia de Educação. Comunicado do Ministério. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 19 nov 1931. Página da Educação, p.5.


"Para a 4a. Conferencia Educação." | Clique aqui para ler
Nota sobre o envio do delegado Moreira Souza representando o estado do Ceará na 4a. Conferencia da Educação.
Referência bibliográfica:
Para a 4a. Conferencia Educação. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 27 nov 1931, Página da Educação, p.6.


"O Contingente de São Paulo para a Estatística Escolar Brasileira." | Clique aqui para ler
A Directoria do Ensino do Estado de São Paulo, sob o comando de Lourenço Filho, acaba de divulgar, em publicação de mais de 100 páginas, a estatística escolar do Estado no ano de 1930.
Referência bibliográfica:
O Contingente de São Paulo para a Estatística Escolar Brasileira. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 27 nov 1931, Página da Educação, p.6.


"O Convenio Inter-administrativo para Padronização das Estatísticas Escolares." | Clique aqui para ler
Comunicado da diretoria de Informações, Estatística e Divulgação do Ministério da Educação e Saúde Pública: A IV Conferência Nacional de Educação, convocada pela ABE, sob os auspícios do Ministério da Educação e Saúde, reunirá os embaixadores dos 22 estados da união para assumirem o compromisso de tornarem os registros e a apuração dos factos que dizem respeito à actividade escolar um serviço homogêneo e convergente.
Referência bibliográfica:
O Convenio Inter-administrativo para Padronização das Estatísticas Escolares. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 27 nov 1931, Página da Educação, p.6.


"Quarta Conferencia Nacional de Educação – O Programa e as Theses Especiais." | Clique aqui para ler
Que bases são aconselháveis para um convênio entra a União e as unidades políticas do paiz, a fim de que as nossas estatísticas escolares se organizem e se divulguem com a necessária opportunidade e perfeita unidade de modelos e de resultados.
Referência bibliográfica:
Quarta Conferencia Nacional de Educação – O Programa e as Theses Especiais. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 27 nov 1931, Página da Educação, p.6.


"A Associação dos Artistas receberá visita dos membros da Conferência da Educação." | Clique aqui para ler
Nota anunciando sessão especial que seria realizada na sede da Associação dos Artistas para receber os delegados, membros oficiais e demais participantes da 4ª Conferência de Educação que teria sessão inaugural no dia seguinte.
Referência bibliográfica:
A Associação dos Artistas receberá visita dos membros da Conferência da Educação. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, p.3, 13 dez 1931.


"Associação dos Artistas Brasileiros. Visita dos membros da Quarta Conferencia de Educação." | Clique aqui para ler
A matéria fala sobre a visita dos membros da Conferência à Associação dos Artistas Brasileiros que havia sido anunciada em nota anterior. Segundo a matéria, o presidente do Conselho da Conferência, Fernando Magalhães compareceu a visita.
Referência bibliográfica:
Associação dos Artistas Brasileiros. Visita dos membros da Quarta Conferencia de Educação. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 17 dez 1931, Página de Educação, p. 5.


"Isso não se faz – Nuvens sobre o Azul da Quarta Conferência." | Clique aqui para ler
Crítica do jornalista José Neves aos escolanovistas e à tendência modernizadora do ensino pelo governo provisório.
Referência bibliográfica:
Isso não se faz – Nuvens sobre o Azul da Quarta Conferência. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 17 dez 1931, Página de Educação, p.3.


"C.M. Commentario. Suggestões de Musica." | Clique aqui para ler
Nota sobre concerto oferecido pelo Ministro da Educação aos delegados da IV Conferência no salão do Instituto Nacional de Música. O autor, que assina C.M., traça paralelos entre a música e os acontecimentos daquele dia durante a conferência.
Referência bibliográfica:
C.M. Commentario. Suggestões de Musica. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 18 dez 1931, Página de Educação, p. 6.


"Os trabalhos da 4a. Conferencia de Educação. Hontem foram relatadas as theses relativas á intervenção do governo federal na educação primaria e ao ensino profissional." | Clique aqui para ler
Nesse dia, o Diário de Notícias trouxe um relato detalhado dos acontecimentos da 4a. Conferência de Educação relativas ao dia anterior. A matéria tomou quase que completamente a Página da Educação, segmento dentro do jornal dedicado a esse tema.
Referência bibliográfica:
Os trabalhos da 4a. Conferencia de Educação. Hontem foram relatadas as theses relativas á intervenção do governo federal na educação primaria e ao ensino profissional. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 18 dez 1931, Página de Educação, p. 6.


"C.M. Commentario. Possibilidades." | Clique aqui para ler
A autora da coluna, C.M., diz que se acredita ser possível se reconciliar com o Sr. Francisco Campos pois achou razoável sua posição de não participar ativamente da Conferência de Educação. Ao contrário, o ministro fez uma participação silenciosa o que permitiu que os congressistas conduzissem os eventos.
Referência bibliográfica:
C.M. Commentario. Possibilidades. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 20 dez 1931, Página de Educação, p. 6.


"4a. Conferencia de Educação. A apresentação do Rotary Club." | Clique aqui para ler
Reproduz uma carta enviada ao Sr. Fernando Magalhães, presidente da comissão responsável pela organização da Conferência de Educação, pelo Rotary Club para oferecer apoio ao congresso e apresentar os seus representantes.
Referência bibliográfica:
4a. Conferencia de Educação. A apresentação do Rotary Club. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 20 dez 1931, Página de Educação, p.6.


"Encerrada, solenemente, a Quarta Conferencia Nacional de Educação." | Clique aqui para ler
Matéria detalhada sobre o encerramento da Conferência que anuncia a assinatura do Convênio para uniformização das estatísticas escolares do Brasil. Fernando de Azevedo é apresentado como o responsável por redigir o manifesto que resumirá os objetivos alcançados e a próxima conferência já é anunciada para o ano seguinte em Recife.
Referência bibliográfica:
Encerrada, solenemente, a Quarta Conferencia Nacional de Educação. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 22 dez 1931, Página de Educação, p. 5.


"C.M. Commentario. 4a. Conferencia." | Clique aqui para ler
Tendo chegado ao fim a 4a. Conferência Nacional de Educação, C.M. tece seus comentários gerais e se diz surpreso com os aplausos que o presidente da sessão de encerramento recebeu uma vez que sabia de muitos congressistas insatisfeitos com muitas apresentações de theses pois não lhes foi permitido votar ou argumentar. O colunista fala, no entanto, de um clima de simpatia entre os congressistas e do clima harmonioso que pareceu prevalecer durante toda a conferência.
Referência bibliográfica:
C.M. Commentario. 4a. Conferencia. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 22 dez 1931, Página de Educação, p.5.


"C.M. Commentario. Um leader." | Clique aqui para ler
Na coluna do dia 25 de dezembro C.M. fala sobre a liderança assumida por Fernando de Azevedo depois da conferência e que acredita que essa liderança lhe foi dada com muita justiça pois ele havia realizado um importante trabalho relacionado à reforma do ensino primário no Districto Federal.
Referência bibliográfica:
C.M. Commentario. Um leader. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 25 dez 1931, Página de Educação, p. 6.


"A Grande aventura da Reconstrução Educacional. A criança é a origem e o centro de toda actividade educacional." | Clique aqui para ler
A matéria usa a participação de Anysio da Teixeira durante a 4ª Conferência Nacional de Educação sobre "As novas diretrizes da Educação" para apresentar as idéias que considera fundamentais para resumir algumas dessas novas diretrizes. Entre elas estaria a premissa de que a criança deve ser o centro de todas as atividades educacionais.
Referência bibliográfica:
A Grande aventura da Reconstrução Educacional. A criança é a origem e o centro de toda actividade educacional. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 25 dez 1931, Página de Educação, p. 6.


"V Conferencia de Educação. O Dr. Marinho, entrevistado pelo Diário de Notícias, manifesta a sua confiança na obra a ser feita pelo congresso em Recife." | Clique aqui para ler
O Diário de Notícias entrevistou o Dr. Arthur Marinho, então secretário do Interior e da Justiça de Pernambuco logo depois de ter sido anunciado que Recife seria a sede da V Conferencia de Educação.
Referência bibliográfica:
V Conferencia de Educação. O Dr. Marinho, entrevistado pelo Diário de Notícias, manifesta a sua confiança na obra a ser feita pelo congresso em Recife. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 19 jan 1932, Página de Educação, p. 4.


"O Caso da Instrucção Municipal. Convidado o professor Theodoro Campos. O Sr. Fernando de Azevedo, em São Paulo, fala ao Diário de Notícias sobre o assumpto." | Clique aqui para ler
Às vésperas do anúncio do novo Diretor de Instrução do Distrito Federal, o Diário de Notícias publicou essa matéria onde apresenta alguns possíveis nomeados, mas diz que o cargo tem muitos candidatos mas são pouco aqueles que realmente merecem essa nomeação. Reproduz também um entrevista com Fernando de Azevedo que já ocupara esse mesmo cargo.
Referência bibliográfica:
O Caso da Instrucção Municipal. Convidado o professor Theodoro Campos. O Sr. Fernando de Azevedo, em São Paulo, fala ao Diário de Notícias sobre o assumpto. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 6 out 1931, p. 2.


"Festas." | Clique aqui para ler
Anysio Teixeira foi nomeado Diretor de Instrução Municipal e por isso recebeu homenagem de seus amigos e familiares.
Referência bibliográfica:
Festas. Diário de Notícias, 23 out 1931, No Lar e na Sociedade, p. 10.


"Novas fontes de vida para os serviços de Instrucção na capital da República. Comunicado da Diretoria Geral de Informações, Estatísticas e Divulgação do Ministério da Educação e Saúde Pública." | Clique aqui para ler
Anysio Teixeira encaminhou ao interventor federal um minucioso projeto que prevê a criação de um Fundo Escolar que beneficiaria todas as escolas da capital. Nesse projeto ele apresenta possíveis fontes de renda para a criação e manutenção do fundo que previa também a construção de novas escolas e a melhoria das já existentes.
Referência bibliográfica:
Novas fontes de vida para os serviços de Instrucção na capital da República. Comunicado da Diretoria Geral de Informações, Estatísticas e Divulgação do Ministério da Educação e Saúde Pública. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, p. 6, 20 nov 1931.


"Quarta Conferencia Nacional de Educação. Realiza-se hoje, às 21 horas, no antigo prédio da Câmara dos Deputados, a sessão solemne de abertura dos trabalhos. Sessão preparatória – Delegações do Governo Federal e dos Estados – Representantes das Associações – As Theses." | Clique aqui para ler
Apresenta o nome dos representantes de cada uma das Delegações do Governo Federal e dos Estados e duas fotos supostamente tiradas durante a sessão solene de abertura da Conferência.
Referência bibliográfica:
Quarta Conferencia Nacional de Educação. Realiza-se hoje, às 21 horas, no antigo prédio da Câmara dos Deputados, a sessão solemne de abertura dos trabalhos. Sessão preparatória – Delegações do Governo Federal e dos Estados – Representantes das Associações – As Theses. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, p. 7, 13 dez 1931.


"Padronização das Estatísticas Escolares. Convênio entre a União e os Estados." | Clique aqui para ler
O Chefe do Governo Provisório assinou o decreto nº 20.772 que autoriza o Convênio entre a União e as demais unidades políticas da República para a padronização das estatísticas escolares.
Referência bibliográfica:
Padronização das Estatísticas Escolares. Convênio entre a União e os Estados. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, p. 7, 13 dez 1931.


"4a. Conferencia Nacional de Educação." | Clique aqui para ler
Continuação da página 7. Termina de apresentar as delegações e enumera algumas das teses que considera as mais importantes: as novas diretrizes da educação; a difusão do ensino primário; como organizar o ensino profissional; o ensino normal; como devem se constituir os padrões brasileiros para as estatísticas de ensino; entre outros.
Referência bibliográfica:
4a. Conferencia Nacional de Educação. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, p. 8, 13 dez 1931.


"Associação Brasileira de Educação. V Conferencia Nacional de Educação." | Clique aqui para ler
Anúncio da Comissão Executiva da V Conferência Nacional de Educação escolhida pelo Conselho Diretor da ABE. Entre eles está Fernando de Magalhães. A matéria apresenta também os temas gerais que deverão ser abordados naquela V Conferência e seus relatores. Recife é apontada como a cidade sede para a V Conferência.
Referência bibliográfica:
Associação Brasileira de Educação. V Conferencia Nacional de Educação. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 25 fev 1932, Página de Educação, p. 5.


"Aproxima exhibição de materiais e livros escolares. Comunicado da Diretoria Geral de Informações, Estatísticas e Divulgação do Ministério da Educação e Saúde Pública." | Clique aqui para ler
Nesse momento acreditava-se que a Conferência se realizaria entre os dias 12 e 19 de outubro no Rio de Janeiro. A matéria é bastante otimista com relação ao evento e transcreve parte do documento circular enviado por Fernando Magalhães, reitor da Universidade do Rio de Janeiro e presidente da comissão executiva da conferência, anunciando também a exposição de materiais produzidos pelos Estados durante o período da Conferência.
Referência bibliográfica:
Aproxima exhibição de materiais e livros escolares. Comunicado da Diretoria Geral de Informações, Estatísticas e Divulgação do Ministério da Educação e Saúde Pública. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 15 ago 1931, Página de Educação, p. 6.


"Imminente uma gréve geral universitaria. Vae ser tentado, ainda, um acordo com o Governo Provisório antes de adoptada a resolução externa." | Clique aqui para ler
Foi realizada na sede do Diretório Central dos Estudantes da Escola de Belas Artes uma reunião para decidir qual a atitude a ser tomada pelos demais estudantes das outras universidades. Os estudantes decidiram permanecer em greve até que seus pedidos fossem atendidos. O movimento começou na Escola Politécnica.
Referência bibliográfica:
Imminente uma gréve geral universitaria. Vae ser tentado, ainda, um acordo com o Governo Provisório antes de adoptada a resolução externa. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 4 set 1931, Página de Educação, p. 6.


"O caso da direcção da Escola de Bellas Artes. Convocada para hoje uma grande reunião de alumnos e artistas." | Clique aqui para ler
Convocação de todos os interessados a comparecer a uma reunião na sede da Associação Brasileira de Imprensa para definir os novos rumos da Escola de Bellas Artes e sua nova direção.
Referência bibliográfica:
O caso da direcção da Escola de Bellas Artes. Convocada para hoje uma grande reunião de alumnos e artistas. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 16 set 1931, Página de Educação, p.6.


"4a. Conferencia Nacional de Educação. Propaganda pelo Radio." | Clique aqui para ler
A Comissão Executiva da IV Conferência Nacional de Educação promoveu uma série de palestras que foi transmitida pelo Rádio para divulgar o congresso e atrair a atenção do público para os temas que seria debatidos. A palestra inaugural seria realizada por Fernando Magalhães, mas devido a um imprevisto, esse foi substituído por Leoni Kassef que apresentou o tema “A questão social e o problema da educação”.
Referência bibliográfica:
4a. Conferencia Nacional de Educação. Propaganda pelo Radio. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 18 set 1931, Página de Educação, p.6.


"Escola de Bellas Artes. A posse do novo director – Permanecem em greves os estudantes." | Clique aqui para ler
Tomou posse o professor Archimedes Memoria como novo diretor da Escola de Belas Artes. Os alunos, no entanto, permanecem em greve pacífica até que seus pedidos sejam atendidos. Muitos relacionados ao próprio currículo e ao sistema de pontuação.
Referência bibliográfica:
Escola de Bellas Artes. A posse do novo director – Permanecem em greves os estudantes. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 19 set 1931, Página de Educação, p. 6.


"Quarta Conferencia Nacional de Educação. O convite ao professor Lourenço Filho." | Clique aqui para ler
Lourenço Filho, director geral de Ensino de São Paulo, recebeu um convite oficial de Fernando Magalhães para fala sobre “A nova orientação educacional em São Paulo” no terceiro dia da Conferência de Educação.
Referência bibliográfica:
Quarta Conferencia Nacional de Educação. O convite ao professor Lourenço Filho. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 25 set 1931, Página de Educação, p. 6.


"Quarta Conferncia Nacional de Educação. O Programma e as Theses Especiais." | Clique aqui para ler
Apresenta a Conferência, promovida pela Associação Brasileira de Educação, e seus objetivos: estudar e promover a discussão sobre educação no Brasil e possível soluções. Segue a programação prevista para os dias da Conferência e os principais temas debatidos.
Referência bibliográfica:
Quarta Conferncia Nacional de Educação. O Programma e as Theses Especiais. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 27 nov 1931, Página de Educação, p. 6.


"Novo impulso à obra da renovação educacional. A inauguração de uma série de conferencias promovidas pela Directoria Geral de Instrução Pública." | Clique aqui para ler
Promovida pela Diretoria Geral de Instrução Pública, as conferências eram destinadas às normalistas e ao professora carioca. A primeira palestra foi proferida pela professora Cecília Meireles, diretora da Página de Educação do próprio Diário de Notícias, sobre “o compromisso de educar”.
Referência bibliográfica:
Novo impulso à obra da renovação educacional. A inauguração de uma série de conferencias promovidas pela Directoria Geral de Instrução Pública. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, p. 9, 29 nov 1931.


"Installação da 4a. Conferencia Nacional de Educação." | Clique aqui para ler
Continuação da 1a. página. Apresenta um pequeno resumo do dia anterior e o programa da conferência daquele dia. O professor Teixeira de Freitas, juntamente com Leoni Kassef, foi o relator geral dos temas relativos à estatística.
Referência bibliográfica:
Installação da 4a. Conferencia Nacional de Educação. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, p. 2, 14 dez 1931.


"Quarta Conferencia Nacional de Educação. A primeira sessão plenária esteve animada com algumas escaramuças em torno a questões de ordem. O que foi exposto – o que vae ser discutido – o programa de hoje." | Clique aqui para ler
Resumo do dia. Com direito a mesa presidida por Getúlio Vargas e um discurso de saudação aos congressistas proferido pelo presidente da Associação Brasileira de Educação, promotora da conferência. O Sr. Teixeira de Freitas teve sua palestra adiada pois já era meia-noite e os congressistas optaram por encerrar os trabalhos daquele dia.
Referência bibliográfica:
Quarta Conferencia Nacional de Educação. A primeira sessão plenária esteve animada com algumas escaramuças em torno a questões de ordem. O que foi exposto – o que vae ser discutido – o programa de hoje. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 15 dez 1931, Página de Educação, p. 5.


"As palavras do Sr. Getúlio Vargas e Francisco Campos, confrontadas na sessão plenária de hontem, produziram algumas revelações positivamente extraordinárias." | Clique aqui para ler
A 4a. Conferencia Nacional de Educação, collocada num dilemma, acaba de constatar que o Governo Provisório ainda não conseguiu formular o sentido pedagógico da Revolução. As palavras do Sr. Getúlio Vargas e Francisco Campos, confrontadas na sessão plenária de hontem, produziram algumas revelações positivamente extraordinárias. Na sessão plenária do dia anterior falaram o Sr. Getúlio Vargas e o ministro da educação, Francisco Campos. Segundo o jornal, ficou claro para os congressista que o Governo Provisório não tinha uma política de educação definida e que esperava que os congressistas apontassem o caminho para a construção dessa política. Nóbrega da Cunha abre a sessão plenária se apresentando como o representante de um grupo aparentemente contrário ao governo.
Referência bibliográfica:
As palavras do Sr. Getúlio Vargas e Francisco Campos, confrontadas na sessão plenária de hontem, produziram algumas revelações positivamente extraordinárias. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 16 dez 1931, p. 1.


"Os trabalhos da Quarta Conferencia Nacional de Educação. A sessão plenaria de hontem esteve bastante agitada e, por vezes, divertida devido ao numero e o calor dos oradores." | Clique aqui para ler
Novamente fala-se sobre a falta de uma diretriz geral para a educação no Brasil, como já havia mencionado Nóbrega da Cunha na sessão do dia anterior. Nessa sessão Teixeira de Freitas apresentou sua tese e esclareceu algumas dúvidas que os delegados tinha acerda da padronização das estatísticas escolares e a assinatura do convênio já se apresenta como o único resultado real da conferência.
Referência bibliográfica:
Os trabalhos da Quarta Conferencia Nacional de Educação. A sessão plenaria de hontem esteve bastante agitada e, por vezes, divertida devido ao numero e o calor dos oradores. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 17 dez 1931, p. 1.


"Quarta Conferencia Nacional de Educação. O convenio das estatisticas – Deccreto de aprovação – O encerramento da Conferencia – Concerto no Instituto Nacional de Música – Recife será a sede da futura Conferencia." | Clique aqui para ler
Acompanha foto do Sr. Francisco Campos no Ministério da Educação com os delegados dos Estados após assinatura do Convênio pela padronização das estatísticas escolares. Durante o evento, o ministro leio o Convênio e depois discursou parabeninzando todos os congressistas.
Referência bibliográfica:
Quarta Conferencia Nacional de Educação. O convenio das estatisticas – Deccreto de aprovação – O encerramento da Conferencia – Concerto no Instituto Nacional de Música – Recife será a sede da futura Conferencia. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 21 dez 1931, p. 1.