Artigos no jornal "Diário da Noite"

Voltar ao índice de documentos

PDF completo


* Advertimos que essa pesquisa encontra-se em andamento.
  Novos registros ainda serão acrescentados.

"Os preparativos da 4ª Conferencia de Educação. O que ouvimos do Professor Everardo Backheuser sobre esse Certamen de Especialistas." | Clique aqui para ler
Entrevista com o professor Everardo Backheuser durante visita do jornal à sede da Associação Brasileira de Educação onde eram realizadas as reuniões semanais da ABE com o objetivo de organizar a Conferência Nacional de Educação.
Referência bibliográfica:
Os preparativos da 4ª Conferencia de Educação. O que ouvimos do Professor Everardo Backheuser sobre esse Certamen de Especialistas. Diário da Noite, Segunda Edição, Rio de Janeiro, 21 ago 1931, p. 3.


"União Universitária Feminina. A reunião de amanhã e a 4ª Conferencia de Educação." | Clique aqui para ler
Nota sobre a adesão da União Universitária Feminina à 4ª Conferencia de Educação. No dia seguinte, a União realizou uma reunião discutindo alguns temas de grande interesse mas que não ficam claros na nota.
Referência bibliográfica:
União Universitária Feminina. A reunião de amanhã e a 4ª Conferencia de Educação. Diário da Noite, Rio de Janeiro, 9 dez 1931, p. 8.


"IV Conferencia Nacional de Educação. A sessão plenaria de hontem." | Clique aqui para ler
A matéria traz um pequeno resumo sobre a primeira sessão plenária da 4ª Conferencia Nacional de Educação realizada no Palácio Tiradentes no dia anterior e também o programa da conferência daquele dia. Acompanha foto dos congressistas durante visita à Escola de Débeis Físicos da Quinta da Boa Vista.
Referência bibliográfica:
IV Conferencia Nacional de Educação. A sessão plenaria de hontem. Diário da Noite, Segunda Edição, Rio de Janeiro, 15 dez 1931, p. 2.


"Quarta Conferencia de Educação. Uma visita ao Instituto de Proteção e Assistencia à Criança." | Clique aqui para ler
Setenta membros da conferência visitaram as instalações do Departamento da Criança no Brasil e do Instituto de Proteção e Assistência à Infância do Rio de Janeiro. Ao final dessa visita, deixaram um recado no cadernos de visitas reproduzido pelo jornal nessa nota.
Referência bibliográfica:
Quarta Conferencia de Educação. Uma visita ao Instituto de Proteção e Assistencia à Criança. Diário da Noite, Segunda Edição, Rio de Janeiro, 19 dez 1931, p. 3.


"A Quarta Conferencia Nacional de Educação. Um convenio para a padronização das estatísticas escolares – O patrocinio oficial – A circular dirigida pelo ministro Francisco Campos aos interventores." | Clique aqui para ler
A matéria reproduz circular enviada pelo então Ministro Francisco Campos aos interventores estaduais convocando a participar da 4ª Conferencia Nacional de Educação. Os interventores deveriam destacar delegações que representariam os seus estados e os Distrito Federal no evento. De acordo com a circular, a conferência ocorreria em outubro entre os dias 12 e 19. Essa data foi alterada e a conferência realizou-se em dezembro daquele mesmo ano.
Referência bibliográfica:
A Quarta Conferencia Nacional de Educação. Um convenio para a padronização das estatísticas escolares – O patrocinio oficial – A circular dirigida pelo ministro Francisco Campos aos interventores. Diário da Noite, Rio de Janeiro, 11 set 1931, p. 2.


"A 4ª Conferencia Nacional de Educação. O tema principal e as teses que serão discutidas – Exposição pedagógica." | Clique aqui para ler
Divulga a conferencia com a data de outubro e segue pequena entrevista com a professora Ilka Labarthe que havia sido convidada pela ABE para participar da exposição pedagógica. A exposição contaria com jogos educativos, palestras e ocorreu paralela à Conferência.
Referência bibliográfica:
A 4ª Conferencia Nacional de Educação. O tema principal e as teses que serão discutidas – Exposição pedagógica. Diário da Noite, Rio de Janeiro, 26 ago 1931, p. 3.


"Que se deve ensinar ao sertanejo? Um entrevista da professora Consuelo Pinheiro ao Diário da Noite – As teses que serão debatiadas na Quarta Conferência Nacional de Educação." | Clique aqui para ler
O jornal Diário da Noite entrevistou a professora Consuelo Pinheiro que falou com entusiasmo sobre a conferência e outros temas relacionados à educação. A professora Consuelo Pinheiro trabalhou como secretária da Comissão Executiva da Quarta Conferência Nacional de Educação.
Referência bibliográfica:
Que se deve ensinar ao sertanejo? Um entrevista da professora Consuelo Pinheiro ao Diário da Noite – As teses que serão debatiadas na Quarta Conferência Nacional de Educação. Diário da Noite, Segunda Edição, Rio de Janeiro, 27 ago 1931, p. 3.


"Quarta Conferencia Nacional de Educação." | Clique aqui para ler
Nota sobre reunião realizada pela Comissão Executiva na tarde anterior quando ficou definida a data de 13 de dezembro de 1931 como a data de início da Conferência. Segundo o jornal, a reunião contou com a participação de todos os membros da Comissão.
Referência bibliográfica:
Quarta Conferencia Nacional de Educação. Diário da Noite, Rio de Janeiro, 1 set 1931, p.3.


"Uma acertada escolha do governo fluminense. Foi nomeado diretor da Escola do Trabalho o dr. Jaime de Barros." | Clique aqui para ler
O interventor federal do Rio de Janeiro, o General Menna Barreto, nomeou o jornalista dr. Jaime de Barros como diretor da Escola de Trabalho. Jaime de Barros trabalhava como jornalista no jornal Diário da Noite, foi presidente da Departamento Fluminense da ABE e representou o Estado do Rio de Janeiro durante as conferências de educação realizadas em Belo Horizonte e São Paulo.
Referência bibliográfica:
Uma acertada escolha do governo fluminense. Foi nomeado diretor da Escola do Trabalho o dr. Jaime de Barros. Diário da Noite, Segunda Edição, Rio de Janeiro, 7 set 1931, p. 3.


"Um feira de amostras na próxima Conferência Nacional de Educação. Fala ao Diário da Noite sobre a exposição com fins pedagógicos a “miss” Eva L. Hyde." | Clique aqui para ler
Em entrevista concedida ao Diário da Noite a senhorita Eva L. Hyde explica como vai funcionar a Exposição Pedagógica. Ela compara a exposição às mostras tecnológicas que aconteciam no Rio de Janeiro naquela época e explica que a exposição contaria com livros, mapas, globos, filmes educativos dentre outros materiais que pudessem auxiliar o professor na tarefa de educar.
Referência bibliográfica:
Um feira de amostras na próxima Conferência Nacional de Educação. Fala ao Diário da Noite sobre a exposição com fins pedagógicos a “miss” Eva L. Hyde. Diário da Noite, Segunda Edição, Rio de Janeiro, 8 set 1931, p.3.


"A Quarta Conferência Nacional de Educação." | Clique aqui para ler
Nota sobre a realização de um curso de 6 aulas sobre “A escola primária experimental anexa à Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte” ministrado pelas professoras Lucia Monteiro de Castro, Amelia Monteiro e Alda Lodi realizado entre 14 e 19 de dezembro.
Referência bibliográfica:
A Quarta Conferência Nacional de Educação. Diário da Noite, Segunda Edição, Rio de Janeiro, 10 set 1931, p. 7.


"As tres teses finais da Conferencia Nacional de Educação. O “Diário da Noite” ouve, a propósito, o senhor Teixeira de Freitas, Diretor de Informações do Ministério da Educação." | Clique aqui para ler
Entrevista concedido pelo sr. Teixeira de Freitas ao jornal Diário de Notícias onde fala sobre os objetivos da Conferência, os preparativos e também sobre estatística. A entrevista ocupa grande parte da página 2 daquela edição e continua na página 3.
Referência bibliográfica:
As tres teses finais da Conferencia Nacional de Educação. O “Diário da Noite” ouve, a propósito, o senhor Teixeira de Freitas, Diretor de Informações do Ministério da Educação. Diário da Noite, Rio de Janeiro, p. 2, 18 set 1931.


"As três teses finais da Conferencia Nacional de Educação." | Clique aqui para ler
Continuação da entrevista do sr. Teixeira de Freitas concedida ao jornal Diário da Noite. O primeiro trecho encontra-se na página 2 daquela mesma edição.
Referência bibliográfica:
As três teses finais da Conferencia Nacional de Educação. Diário da Noite, Rio de Janeiro, p. 3, 18 set 1931.