Artigos no jornal "Correio da Manhã"

Voltar ao índice de documentos

PDF completo


"Um grande factor." | Clique aqui para ler
Trata de Conferência de Educação a realizar-se no Rio de Janeiro no dia 12 de outubro daquele mesmo ano e que deveria ser um dos maiores acontecimentos nacionais. O Ministro da Educação endereçou a todos os interventores federais uma circular que apresentava o programa da Conferência e explicava a pertinência e significação do evento. Na circular está descrita também a importância da difusão do ensino primário em todo o país e a necessidade da unificação do programa didático.
Referência bibliográfica:
Um grande factor. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p.4, 21 de jul 1931.


"Sem Fio. As irradiações de hoje." | Clique aqui para ler
Anúncio da palestra do Dr. Carlos Américo Barbosa de Oliveira sobre “A escola do trabalho e a educação popular”. Essa foi a 4ª palestra organizada pela ABE em propaganda da 4º Conferência da Educação e foi transmitida pela Radio Sociedade logo após o programa Ephemerides Brasileiras do Barão do Rio Branco.
Referência bibliográfica:
Sem Fio. As irradiações de hoje. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p.9, 25 set 1931.


"Minas Gerais na Quarta Conferência de Educação." | Clique aqui para ler
O governo de Minas Gerais designou o Sr. Noraldino de Lima, então secretário de educação daquele estado para representar Minas Gerais na 4ª Conferência de Educação atribuindo-lhe poderes para assinar qualquer acordo e conclusões que tenham sido estabelecidos durante o congresso.
Referência bibliográfica:
Minas Gerais na Quarta Conferência de Educação. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p.5, 20 nov 1931.


"Numerosos actos assignados hontem pelo interventor. Nomeados os representantes do Districto na Conferencia de Educação." | Clique aqui para ler
O artigo contém a relação dos nomes dos representantes da delegação do Districto Federal nomeados pelo interventor do Districto. Anisio Teixeira, Mario Freire, Frota Pessoa, Carlos Sá, Isaias de Oliveira, Paulo Maranhão, Celina Padilha, Andréia Borges da Costa e Dr. Oscar Clark.
Referência bibliográfica:
Numerosos actos assignados hontem pelo interventor. Nomeados os representantes do Districto na Conferencia de Educação. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p.3, 27 nov 1931.


"IV Conferencia Nacional de Educação. O convênio interadministrativo para padronização das estatísticas escolares." | Clique aqui para ler
O artigo anuncia a realização da IV Conferência Nacional de Educação e prevê a assinatura do convênio interadministrativo de estatísticas escolares.
Referência bibliográfica:
IV Conferencia Nacional de Educação. O convênio interadministrativo para padronização das estatísticas escolares. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p.3, 27 nov 1931.


"O Maranhão na 4ª Conferencia de Educação." | Clique aqui para ler
“Seguiram para essa capital os professores Luiz Vianna e Martins Napoleão, representantes, respectivamente, dos estados do Maranhão e Pihauy, na 4ª Conferencia de Educação”.
Referência bibliográfica:
O Maranhão na 4ª Conferencia de Educação. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p.8, 3 dez 1931.


"O chefe do governo convidado para participar da instalação da Conferência de Educação." | Clique aqui para ler
“Os professores Fernando de Magalhães e Leonir Kassef foram honte, ao Palácio do Catete, convidar o chefe do governo para presidir a sessão solene da instalação da IV Conferencia de Educação, a realizar-se domingo próximo, dia 13, às oito horas e meia da noite no edifício da Câmara dos Deputados”.
Referência bibliográfica:
O chefe do governo convidado para participar da instalação da Conferência de Educação. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 2, 11 dez 1931.


"Liga da Defesa Nacional. A organização dos directorios estaduaes e a próxima Conferencia de Educação." | Clique aqui para ler
Reunião, em sua sede, da Comissão Executiva da Liga da Defesa Nacional sob a presidência de Fernando Magalhães. Essa associação enviou representantes à Conferencia e nessa reunião apresentou o programa de teses que seriam apresentadas durante o evento. Uma nova reunião ficou marcada para a semana seguinte.
Referência bibliográfica:
Liga da Defesa Nacional. A organização dos directorios estaduaes e a próxima Conferencia de Educação. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 5, 11 dez 1931


"IV Conferencia Nacional de Educação. Promovida, sob o patrocínio do governo federal, pela Associação Brasileira de Educação. Realizou-se, hontem, no Palácio Tiradentes, a sessão preparatória para a sua constituição." | Clique aqui para ler
Maior matéria encontrada até agora, ocupa um terço da página três da edição 11350 do Correio da Manhã e traz relação de nomes de alguns delegados que participaram da Conferência e também programação das apresentações e das reuniões subsequentes. Quem assumiu a presidência da sessão foi o Sr. Antonio Carneiro Leão, então presidente da ABE, que convidou para secretários os Drs. Decio Lyra da Silva e Leoni Kaseff.
Referência bibliográfica:
IV Conferencia Nacional de Educação. Promovida, sob o patrocínio do governo federal, pela Associação Brasileira de Educação. Realizou-se, hontem, no Palácio Tiradentes, a sessão preparatória para a sua constituição. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 3, 13 dez 1931.


"IV Conferencia de Educação. A sua installação, domingo à noite, no Palacio Tiradentes – Os discursos produzidos – Como falou o chefe de governo. O primeiro dia de trabalho – Como occorreu a primeira sessão plenária." | Clique aqui para ler
Acompanham duas fotos. Uma da mesa no momento do discurso de Francisco Campos. Outra da plenária. Resumo nos acontecimentos do dia, da instalação da Conferencia às 9:30 da manhã e transcrição do discurso do Sr. Francisco Campos. Continua na página 9.
Referência bibliográfica:
IV Conferencia de Educação. A sua installação, domingo à noite, no Palacio Tiradentes – Os discursos produzidos – Como falou o chefe de governo. O primeiro dia de trabalho – Como occorreu a primeira sessão plenária. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 1, 15 dez 1931.


"IV Conferencia de Educação." | Clique aqui para ler
Matéria de meia página com a continuação do discurso do Sr. Francisco Campos na sessão solene de instalação da Conferência e relato dos acontecimentos do dia anterior e a programação do dia seguinte. Organizada por local onde os eventos foram realizados.
Referência bibliográfica:
IV Conferencia de Educação. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 9, 15 dez 1931.


"IV Conferencia Nacional de Educação. Prosseguiram hontem os trabalhos do grande certamen. O êxito da exposição pedagógica – O cinema gratuito, educativo - “As diretrizes da Nova Escola” - Os debates da terceira sessão plenária – Outras notas." | Clique aqui para ler
Apresenta visão otimista com relação ao alcance futuro dos objetivos traçados pelos congressistas e também faz um relato bastante satisfeito com o que já estava sendo realizado. Paralelamente, foram realizadas sessões cinematográficas gratuitas que obtiveram grande frequência. Mas também as aulas e as sessões plenárias parecem obter boa frequência de interessados. Continua na página 6.
Referência bibliográfica:
IV Conferencia Nacional de Educação. Prosseguiram hontem os trabalhos do grande certamen. O êxito da exposição pedagógica – O cinema gratuito, educativo - “As diretrizes da Nova Escola” - Os debates da terceira sessão plenária – Outras notas. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 5, 17 dez 1931.


"IV Conferencia de Educação." | Clique aqui para ler
Continuação da matéria da página 5 apresenta a relação dos congressistas que farão parte da comissão responsável por relatar os trabalhos realizados durante a Conferencia. Termina com a programação do dia seguinte.
Referência bibliográfica:
IV Conferencia de Educação. (continuação da página 5). Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 6, 17 dez 1931.


"IV Conferência Nacional de Educação. As ocorrências de hontem - “ A Educação nos Estados Unidos – Homenagem do Governo Federal – A 4ª sessão plenária - “O Governo e a Educação” - O ensino profissional – Debates." | Clique aqui para ler
A matéria enaltece o evento e faz análise otimista sobre os objetivos traçados pelos “pioneiros da grande cruzada nacional”. Fala também sobre alguns obstáculos que foram colocados para a realização da Conferência, mas não especifica. Faz comentários sobre a 4ª plenária e também sobre outros eventos que ocorreram durante o dia anterior, inclusive sobre a exposição pedagógica.
Referência bibliográfica:
IV Conferência Nacional de Educação. As ocorrências de hontem - “ A Educação nos Estados Unidos – Homenagem do Governo Federal – A 4ª sessão plenária - “O Governo e a Educação” - O ensino profissional – Debates. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 5, 18 dez 1931.


"No Grupo Escolar José Alencar. Realizou-se na última terça-feira, com interessante festa, a cerimônia do encerramento das aulas." | Clique aqui para ler
Esse grupo escolar era um dos maiores centros de educação do município do Rio de Janeiro naquela época. Durante a festa de encerramento das aulas reuniram-se cerca de 1.200 alunos e professores e foram apresentadas as notas obtidas pelo corpo discente. Os alunos apresentaram peças e declamaram poesias e uma dessas apresentações foi selecionada para ser novamente reproduzida no Teatro Municipal como parte de uma das festividades da Conferência de Educação.
Referência bibliográfica:
No Grupo Escolar José Alencar. Realizou-se na última terça-feira, com interessante festa, a cerimônia do encerramento das aulas. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 5, 18 dez 1931.


"O Ensino em Minas Gerais. Um telegramma de congratulações de membros da IV Conferencia de Educação." | Clique aqui para ler
Reprodução de um telegrama enviado via rádio para agradecer a recepção que cerca de 100 delegados da Conferência de Educação receberam ao chegar em Viçosa. Como visto em matéria anterior, essa delegação saiu do Rio de Janeiro logo após o encerramento da Conferencia para visitar e conhecer a Escola Superior de Veterinária e Agricultura da cidade de Viçosa, em Minas Gerais.
Referência bibliográfica:
O Ensino em Minas Gerais. Um telegramma de congratulações de membros da IV Conferencia de Educação. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 6, 23 dez 1931.


"O Centro Carioca e a autonomia do Districto Federal. O apello a várias figuras do scenario político da cidade." | Clique aqui para ler
Uma carta circulou entre importantes pessoas do cenário político do Rio de Janeiro com o intuito de que essas falassem a favor da autonomia da cidade quando dos debates que se iniciariam para a nova constituição. Nóbrega da Cunha foi um desses personagens que recebeu a carta. A matéria apresenta uma lista das pessoas e depois reproduz a carta.
Referência bibliográfica:
O Centro Carioca e a autonomia do Districto Federal. O apello a várias figuras do scenario político da cidade. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 7, 20 ago 1931.


"A Quarta Conferência Nacional de Educação. São muitas as adhesões recebidas." | Clique aqui para ler
Às vésperas da conferência, a sede da ABE, localizada na Avenida Rio Branco número 52, 2º andar, recebeu adesões verbais e por escrito de todas as partes do Brasil. Nessa matéria, a Associação Brasileira de Imprensa apresenta sua adesão através de 3 representantes: M. Paulo Filho, Nóbrega da Cunha e Celso Kelly.
Referência bibliográfica:
A Quarta Conferência Nacional de Educação. São muitas as adhesões recebidas. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p.3, 03 dez 1931.


"Associação Brasileira de Educação. Conferencia Nacional de Educação." | Clique aqui para ler
A Delegação dos Jornalista através de seu presidente, Herbert Moses, envia ofício ao senhor Fernando Magalhães, presidente da conferência apresentando a delegação de jornalistas que pretende enviar à conferência. Entre eles está o senhor Nóbrega da Cunha.
Referência bibliográfica:
Associação Brasileira de Educação. Conferencia Nacional de Educação. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p.7, 8 dez 1931.


"A última reunião da Liga Esperantista Brasileira." | Clique aqui para ler
A Liga Esperantista Brasileira se reuniu em sua sede, na rua Marechal Floriano, 212 para eleger nova diretoria. Nesse mesmo dia foi aprovado um ato de agradecimento a Teixeira de Freitas pelos serviços prestados à Liga de Propaganda do Esperanto no Brasil.
Referência bibliográfica:
A última reunião da Liga Esperantista Brasileira. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 7, 7 ago 1931.


"Conferencias." | Clique aqui para ler
Anúncio de uma palestra a ser realizada pelo dr. José Margarinos de Souza Leão sobre “A Philosophia do Amor”. Essa palestra fez parte de uma série de palestras organizada pela Sociedade Brasileira de Philosophia. Naquele mesmo dia seria transmitido na Radio Sociedade uma palestra sobre Esperanto e em dias anteriores, segundo o jornal, Teixeira de Freitas versou sobre temas e atualidades.
Referência bibliográfica:
Conferencias. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 17 set 1931, A Vida Social, p. 7.


"As Irradiações de Hoje." | Clique aqui para ler
Anúncio de palestras irradiadas pelo Rádio Club. Mais uma vez, Teixeira de Freitas irá palestrar sobre Esperando na Hora Católica da Educação.
Referência bibliográfica:
As Irradiações de Hoje. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 22 out 1931, Sem Fio, p. 10.


"Na Associação Brasileira de Educação." | Clique aqui para ler
Em assémbleia geral dessa Associação foram eleitos presidentes os drs. Antônio Carneiro Leão e Anísio Spinola Teixeira. Nesse mesmo dia, Teixeira de Freitas passa a fazer parte do Conselho da Associação.
Referência bibliográfica:
Na Associação Brasileira de Educação. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 3, 29 out 1931.


"IV Conferencia Nacional de Educação." | Clique aqui para ler
Apresenta programação completa da IV Conferência Nacional de Educação que teve sessão inaugural no dia seguinte, 13 de dezembro de 1931 às 20:30.
Referência bibliográfica:
IV Conferencia Nacional de Educação. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p.6, 12 dez 1931.


"IV Conferencia Nacional de Educação. A exposição pedagógica – Os trabalho de hontem – Debates da Segunda Sessão Plenária – A these do Professor Barbosa Oliveira." | Clique aqui para ler
A matéria resume todas as palestras e sessões realizadas no dia anterior na Conferência. Naquele dia, Teixeira de Freitas apresentou teses relativas à estatística escolar. Antes disso, foi nomeada uma comissão formada por 21 membros que ficaram responsáveis por produzir uma síntese de todos os acontecimentos da Conferência.
Referência bibliográfica:
IV Conferencia Nacional de Educação. A exposição pedagógica – Os trabalho de hontem – Debates da Segunda Sessão Plenária – A these do Professor Barbosa Oliveira. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 5, 16 dez 1931.


"Associação Brasileira de Estatística. Cogita-se de sua fundação nesta capital." | Clique aqui para ler
Como muitos dos diretores da Associação Brasileira de Estatísticas estavam no Rio de Janeiro trabalhando como delegados na Conferencia de Educação cogitou-se o estabelecimento da sede da Associação na capital. Realizou-se, então, uma reunião no gabinete do Dr. Teixeira de Freitas como todos os interessados.
Referência bibliográfica:
Associação Brasileira de Estatística. Cogita-se de sua fundação nesta capital. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p.6, 16 dez 1931.


"IV Conferência Nacional de Educação. O dia de hontem – Os últimos trabalhos – Visita à cidade “Light” - A Escola Wenceslau Braz – O ensino agrícola – A educação em Minas – A 6ª Sessão Plenária – Debates." | Clique aqui para ler
Resumo do dia. Uma comissão se reuniu pela segunda vez para estabelecer o Convênio Inter-administrativo para a padronização das Estatísticas Escolares sob a coordenação de Teixeira de Freitas.
Referência bibliográfica:
IV Conferência Nacional de Educação. O dia de hontem – Os últimos trabalhos – Visita à cidade “Light” - A Escola Wenceslau Braz – O ensino agrícola – A educação em Minas – A 6ª Sessão Plenária – Debates. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 5, 20 dez 1931.


"IV Conferencia Nacional de Educação. A assignatura do convenio sobre estatísticas escolares – Decreto do governo provisório – A synthese dos debates – Sessão solenne de encerramento – Um grito cívico – A conferencia concluiu seus trabalhos com uma expansão de patriotismo." | Clique aqui para ler
Na matéria há uma indicação de que durante a sessão de encerramento a cidade do Recife, em Pernambuco tenha surgido como possível lugar para o acontecimento da V Conferência. Quando foi anunciado o encerramento, o congressista Augusto Pamplona pediu a palavra e seus discurso foi reproduzido pelo jornal nessa mesma notícia.
Referência bibliográfica:
IV Conferencia Nacional de Educação. A assignatura do convenio sobre estatísticas escolares – Decreto do governo provisório – A synthese dos debates – Sessão solenne de encerramento – Um grito cívico – A conferencia concluiu seus trabalhos com uma expansão de patriotismo. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 5, 22 dez 1931.


"Associação Brasileira de Educação. O que ocorreu na reunião semanal – Moção de agradecimento e louvor ao Correio da Manhã." | Clique aqui para ler
Essa reunião da Associação Brasileira de Educação já estava organizando o programa da V Conferência a ser realizada em 1932. Teixeira de Freitas foi aclamado sócio por causa dos serviços prestados à educação durante a Conferência e o “Correio da Manhã” recebeu uma moção de agradecimento e louvor pelo apoio que deu àquele evento.
Referência bibliográfica:
Associação Brasileira de Educação. O que ocorreu na reunião semanal – Moção de agradecimento e louvor ao “Correio da Manhã”. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 3, 29 dez 1931.


"Um conferencia nacional de estatística na Bahia." | Clique aqui para ler
Depois do Censo realizado em 1920, o interesse pela estatística continuava forte no estado da Bahia e por isso estavam organizando uma conferência nacional naquele estado. Os trabalhos foram realizado por Teixeira de Freitas e Mario Barbosa.
Referência bibliográfica:
Um conferencia nacional de estatística na Bahia. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 5, 28 jan 1932.


"A V Conferencia de Educação." | Clique aqui para ler
“Acaba de ser escolhida pelo Conselho da ABE a Comissão Executiva da V Conferência Nacional de Educação a se reunir em setembro próximo em Recife”. Aqui a intenção ainda era de realizar a conferência em Recife, mas sabemos que foi realizada em Niterói. Os temas também já estavam escolhidos.
Referência bibliográfica:
A V Conferencia de Educação. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 6, 21 fev 1932.


"O Director de Instrucção toma posse hoje. Às 2 horas da tarde. O magistério municipal comparecerá a esse acto." | Clique aqui para ler
Matéria sobre a posse de Anísio Teixeira como o novo Director de Instrucção e breve descrição de sua carreira e suas viagens de estudos à Europa e aos Estados Unidos. Acompanha foto do Professor Anísio Teixeira.
Referência bibliográfica:
O Director de Instrucção toma posse hoje. Às 2 horas da tarde. O magistério municipal comparecerá a esse acto. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p.5, 15 out 1931.


"A Instrucção em foco." | Clique aqui para ler
Dois dias depois da posse de Anísio Teixeira como Director de Instrucção no Rio de Janeiro, o jornal publica matéria enaltecendo suas capacidades como gestor e todas as suas realizações na Bahia, onde foi responsável por algumas mudanças na educação primária. Anísio Teixeira substituiu Fernando de Azevedo.
Referência bibliográfica:
A Instrucção em foco. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 4, 17 out 1931.


"Em matéria de ensino. Os progressos da legislação existentes nos diversos Estados." | Clique aqui para ler
Reprodução de um comunicado expedido pela Diretoria Geral de Informações, Divulgação e Estatística do Ministério da Educação em que Anísio Teixeira é mais uma vez elogiado. Ele foi o responsável por uma mudança na lei que reformou o ensino na Bahia, o que “constitue um grande serviço à educação nacional”.
Referência bibliográfica:
Em matéria de ensino. Os progressos da legislação existentes nos diversos Estados. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 9, 13 nov 1931.


"Numerosos actos assignados hontem pelo interventor. Nomeados os representantes do Districto na Conferência de Educação." | Clique aqui para ler
Lista com os nomes escolhidos pelo interventor para representar o Rio de Janeiro no Conferência onde consta o nome de Anísio Teixeira entre outros.
Referência bibliográfica:
Numerosos actos assignados hontem pelo interventor. Nomeados os representantes do Districto na Conferência de Educação. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p.3, 27 nov 1931.


"O Rotary Club homenageia os promotores da Conferência Nacional de Educação." | Clique aqui para ler
A sessão do dia seguinte à publicação foi consagrada à 4ª Conferência da Educação promovida pela Associação Brasileira de Educação. O presidente da ABE falou durante o evento. A matéria traz uma programação prévia da Conferência e fala sobre o tema a ser apresentado por Anísio Teixeira durante a conferência.
Referência bibliográfica:
O Rotary Club homenageia os promotores da Conferência Nacional de Educação. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 6, 3 dez 1931.


"A assistencia médica ás creanças que frequentam as nossas escolas públicas. Inaugurou-se hontem a clínica do 9º districto, que terá por séde a Escola Antonio Prado." | Clique aqui para ler
Iniciativa criada pelo sr. Fernando de Azevedo que, segundo o jornal, “impressiona a todos que a visitam, não somente brasileiros como estrangeiros”. Além da clínica escolar, a escola ganhou também um laboratório. Na inauguração estava presente também Belisário Penna, Diretor do Departamento de Saúde Pública.
Referência bibliográfica:
A assistencia médica ás creanças que frequentam as nossas escolas públicas. Inaugurou-se hontem a clínica do 9º districto, que terá por séde a Escola Antonio Prado. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 3, 2 set 1931.


"A fundação da Universidade de São Paulo." | Clique aqui para ler
O projeto de criar a Universidade de São Paulo começa a sair do papel. Para isso, o secretário de Saúde Pública reuniu-se com professores da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Direito e com Fernando de Azevedo, então presidente da seção de São Paulo da Associação Brasileira de Educação.
Referência bibliográfica:
A fundação da Universidade de São Paulo. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 3, 15 out 1931.


"A reconstrução educacional no Brasil." | Clique aqui para ler
Um manifesto mencionado na notícia é resultado da Conferência.
Referência bibliográfica:
A reconstrução educacional no Brasil. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p.6, 19 mar 1932.