Artigos no jornal "A Noite"

Voltar ao índice de documentos

PDF completo


"Sem Fio. Os programmas de hoje." | Clique aqui para ler
Anuncia palestra a ser proferida pelo Dr. Pocion Serpa, então diretor do gabinete do Ministro da Educação e Saúde Pública sobre “Variações em torno da educação e da saúde” para promover a 4ª Conferência de Educação a ser realizada entre 13 e 20 de dezembro daquele mesmo ano na cidade do Rio de Janeiro.
Referência bibliográfica:
Sem Fio. Os programas de hoje. A Noite, Rio de Janeiro, Última Hora, 21 out.1931, p.4.


"Exposição Didática da 4ª Conferência de Educação." | Clique aqui para ler
Reproduz telegrama circular enviado pelo Ministro da Educação aos interventores federais convidando-os a visitar a Exposição Didática da 4ª Conferência de Educação que aconteceria durante as sessões da própria conferência. Menção ao Professor Fernando Magalhões, presidente da comissão executiva da conferência.
Referência bibliográfica:
Exposição Didática da 4ª Conferência de Educação. A Noite, Rio de Janeiro, p.6, 26 out 1931.


"Novas Delegações Officiaes à 4ª Conferência de Educação." | Clique aqui para ler
O artigo apresenta a delegação designada pelo ministro da educação para representar o ministério na conferência e também os representantes do distrito federal designados pelo interventor federal Dr. Pedro Ernesto. O artigo reproduz ainda o aviso dirigido a cada um dos membros da delegação.
Referência bibliográfica:
Novas Delegações Officiaes à 4ª Conferência de Educação. A Noite, Rio de Janeiro, p.5, 1 dez 1931.


"O panorama político-administrativo da terra Potyguar." | Clique aqui para ler
Entrevista com Amphiloquio Camara, diretor geral de Estatística do Rio Grande Norte, designado pelo interventor federal daquele estado para representar a Directoria Geral de Informação, Estatística e Divulgação do Ministério da Educação na Quarta Conferência de Educação representando os interesses do Rio Grande do Norte.
Referência bibliográfica:
O panorama político-administrativo da terra Potyguar. A Noite, Rio de Janeiro, Última Hora, 10 dez 1931, p.3.


"A reunião semanal da Liga da Defesa Nacional. Organização dos Directores Estaduaes – A próxima Conferência de Educação – Desenvolvendo a acção da Liga." | Clique aqui para ler
Artigo sobre reunião realizada pela comissão executiva da conferência sob a presidência de Fernando Magalhães na sede da Liga da Defesa Nacional. Nessa reunião compareceram representantes de diversos ministério como o da Justiça, Agricultura, Guerra, entre outros. E foi apresentada a senhora Amelia Rezende Martins, iniciadora da “Acção Social Brasileira”.
Referência bibliográfica:
A reunião semanal da Liga da Defesa Nacional. Organização dos Directores Estaduaes – A próxima Conferência de Educação – Desenvolvendo a acção da Liga. A Noite, Rio de Janeiro, 11 dez 1931, p.5.


"A Associação dos Artistas Brasileiros receberá amanhã os delegados da Conferência de Educação." | Clique aqui para ler
Nota sobre visita da delegação da conferência à Associação dos Artistas Brasileiro realizada às 14 horas do dia 15 de dezembro de 1931 com o objetivo de trocar ideias sobre o rumo que o ensino de artes deveria tomar no país.
Referência bibliográfica:
A Associação dos Artistas Brasileiros receberá amanhã os delegados da Conferência de Educação. A Noite, p.2, Rio de Janeiro, 14 dez 1931.


"A Associação dos Professores na 4ª Conferência de Educação." | Clique aqui para ler
Nota sobre a participação da Diretoria da Associação dos Professores na 4ª Conferência de Educação representando a associação e anúncio da proposta de estabelecimento de uma Casa da Professora no Rio de Janeiro.
Referência bibliográfica:
A Associação dos Professores na 4ª Conferência de Educação. A Noite, p.8, Rio de Janeiro, 14 dez 1931.


"Na Escola das Creanças Debeis. A Visita dos Delegados à 4ª Conferencia de Educação." | Clique aqui para ler
Relato sobre visita da delegação à Escola Antonio Prado Junior, de tratamento de crianças “debeis” localizada na Quinta da Boa Vista e mantida pela municipalidade. A delegação foi recebida pela diretora, médico e docentes, percorreu toda a escola e ficou positivamente impressionada com o que viu. A escola contava com 180 internos, meninos e meninas entre 7 e 12 anos. O artigo apresenta ainda a programação da conferência para o dia seguinte.
Referência bibliográfica:
Na Escola das Creanças Debeis. A Visita dos Delegados à 4ª Conferencia de Educação. A Noite, p.2, Rio de Janeiro, 15 dez 1931.


"O encerramento da IV Conferencia de Educação. A assignatura do Convenio para a padronisação das estatisticas escolares e as ultimas festas." | Clique aqui para ler
Acompanha foto do ato de assinatura do Convenio do Ministério da Educação. “Às 18 horas de ontem, no Ministério da Educação, sob a presidência do titular da pasta, Dr. Francisco Campos, foi realizada sessão solene para assinatura do Convênio inter-administrativo celebrado pela União, os Estados, o Distrito Federal e o Território do Acre”.
Referência bibliográfica:
O encerramento da IV Conferencia de Educação. A assignatura do Convenio para a padronisação das estatisticas escolares e as ultimas festas. A Noite, Rio de Janeiro, Última Hora, 21 dez 1931, p.3.


"Os delegados da IV Conferencia de Educação visitam Viçosa." | Clique aqui para ler
80 delegados junto à IV Conferencia de Educação se dirigiram para a cidade de Viçosa, Minas Gerais, um dia após o encerramento da conferência com o objetivo de conhecer especialmente a Escola Superior de Agricultura e Veterinaria. 32 congressistas acompanham a delegação e regressão na quarta-feira seguinte.
Referência bibliográfica:
Os delegados da IV Conferencia de Educação visitam Viçosa. A Noite, Rio de Janeiro, p.3, 21 dez 1931.


"Pernambuco na Conferencia de Educação." | Clique aqui para ler
Sobre a Exposição Didática que ocorria paralelamente à Conferência e sobre a qualidade dos trabalhos enviados pelo Estado de Pernambuco ali representado pelos trabalhos dos professores e alunos daquele estados. Durante a Exposição Didático, o Estado do Pernambuco ganhou destaque entre os outros expositores.
Referência bibliográfica:
Pernambuco na Conferencia de Educação. A Noite, Rio de Janeiro, p.6, 29 dez 1931.


"O novo director da Instrucção Municipal. O Dr. Anisio Teixeira pretende continuar a reforma traçada pelo Dr. Fernando de Azevedo." | Clique aqui para ler
Matéria sobre a posse do Dr. Anisio Teixeira no cargo de superintendente dos serviços de inspeção dos institutos de ensino secundário no país. Em entrevista, Dr. Anisio Teixeira se coloca como um soldado nessa reforma educacional que teve o Dr. Fernando de Azevedo com o seu maior intérprete e que a reforma tem como objetivo transformar o Rio de Janeiro (capital) como o representante máximo da qualidade do ensino no Brasil. Fernando de Azevedo, Anisio Teixeira.
Referência bibliográfica:
O novo director da Instrucção Municipal. O Dr. Anisio Teixeira pretende continuar a reforma traçada pelo Dr. Fernando de Azevedo. A Noite, p.1, Rio de Janeiro, 8 out 1931.


"O novo sub-director technico da Instrucção. A escolha recaiu no professor Isais de Almeida." | Clique aqui para ler
Anisio Teixeira e o Isaias de Almeidam professam ideias semelhantes com relação à educação. Ambos fizeram seus aperfeiçoamentos em pedagogia nos Estados Unidos e pretendem executar “de forma notável e duradoura” a reforma da instrucção concebida pelo Dr. Fernando de Azevedo.
Referência bibliográfica:
O novo sub-director technico da Instrucção. A escolha recaiu no professor Isais de Almeida. A Noite. Rio de Janeiro, 16 out 1931, p.1.


"Conferencia na Sociedade de Geographia sobre estatistica mineira." | Clique aqui para ler
O dr, Teixeira de Freitas, diretor geral de Estatística do Ministério da Educação, realizou naquele dia conferência sobre a evolução do serviço de estatística no Estado de Minas Gerais naquela fase. Durante a conferência, segundo a nota, apresentou dados colhidos naquele estado onde trabalhou como delegado censitário.
Referência bibliográfica:
Conferencia na Sociedade de Geographia sobre estatistica mineira. A Noite, Rio de Janeiro, 2 set 1931, p.5.


"Foi transferida para dezembro a 4ª Conferencia Nacional de Educação." | Clique aqui para ler
A proposta de adiamento foi aceita pelo Ministério da Educação, pela diretoria de Instrução e pela Associação Brasileira de Educação visando melhorar os preparos para a Exposição Pedagógica que ocorreria paralelamente à conferência. Além disso, os professores da rede primária já estaria liberados para participar do evento, pois o ano letivo já teria encerrado.
Referência bibliográfica:
Foi transferida para dezembro a 4ª Conferencia Nacional de Educação. A Noite, Rio de Janeiro, p. 5, 3 set 1931.


"As radio palestras da 4ª Conferencia." | Clique aqui para ler
A coluna anuncia palestra que será realizada na sede da Rádio Sociedade e transmitida pelo rádio. A palestra do dr. Teixeira de Freitas é uma de uma série realizada com o objetivo de promover a conferência nacional daquele ano. O tema aprensetado foi “O Governo Federal e o ensino primário”.
Referência bibliográfica:
As radio palestras da 4ª Conferencia. A Noite, Rio de Janeiro, 16 out 1931, Sem fio, p.4.


"A 4ª Conferencia Nacional de Educação. Os delegados officiaes dos Estados." | Clique aqui para ler
Com exceção de São Paulo, Paraíba e Mato Grosso, todos as outras unidades políticas da Federação já haviam definido suas delegações e o jornal apresenta através dessa notícia a lista dos delegados de cada estados. O nome Teixeira de Freitas aparece associado à delegação do Território do Acre.
Referência bibliográfica:
A 4ª Conferencia Nacional de Educação. Os delegados officiaes dos Estados. A Noite, Rio de Janeiro, p. 5, 26 nov 1931.


"Novas delegações oficciaes à Conferencia Nacional da Educação." | Clique aqui para ler
O Ministério da Educação anuncia sua lista dos delegados e faz circular um aviso que é reproduzido pelo jornal. O aviso dá conta da data de inauguração da conferência e do papel que cada delegado tem no evento ao representar não só as suas instituições educacionais mas o próprio ministério. O dr. Teixeira de Freitas aparece aqui com o título de Diretor Geral de Informações, Estatísticas e Divulgação.
Referência bibliográfica:
Novas delegações oficciaes à Conferencia Nacional da Educação. A Noite, Rio de Janeiro, p. 5, 1 dez 1931.


"Quarta Conferencia Nacional de Educação. Lista completa dos delegados dos governos." | Clique aqui para ler
Comunica a sessão inaugural da Conferência, no dia 13 de dezembro de 1931, e apresenta a lista dos delegados de cada uma das unidades políticas da Federação. No dia 12 haverá sessão preparatória.
Referência bibliográfica:
Quarta Conferencia Nacional de Educação. Lista completa dos delegados dos governos. A Noite, Rio de Janeiro, p. 2, 12 dez 1931.


"A IV Conferencia Nacional de Educação. Exposição pedagógica e sessões cinematográficas franqueadas ao público." | Clique aqui para ler
A exposição pedagógica foi inaugurada na Escola de Belas Artes e lá o público pode ver demonstrações práticas, projeções e aulas recreativas para as crianças. O cinema educativo funcionou na sala de projeções do Departamento do Comércio, com seis sessões diárias, sendo 3 para crianças e adolescentes e 3 para adultos. O jornal recomenda a visitação de ambos.
Referência bibliográfica:
A IV Conferencia Nacional de Educação. Exposição pedagógica e sessões cinematográficas franqueadas ao público. A Noite, Rio de Janeiro, 14 dez 1931, Segunda Edição, p. 2.


"A IV Conferencia Nacional de Educação. A primeira reunião dos delegados do Convenio para a Padronização das Estatisticas Escolares." | Clique aqui para ler
Nessa primeira reunião o delegados parecem todos favoráveis ao convênio que buscará padronizar as estatísticas escolares. O jornal não se aprofundo no tema e em logo depois traz a programação do dia seguinte.
Referência bibliográfica:
A IV Conferencia Nacional de Educação. A primeira reunião dos delegados do Convenio para a Padronização das Estatisticas Escolares. A Noite, Rio de Janeiro, 18 dez 1931, Segunda Edição, p. 1.